Coordenador : Carolina Zuccarelli
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388009.2206.332452.05042023
Departamento/Setor: GSO
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : A atividade de extensão tem como público alvo interno da Universidade (20 vagas), instituições governamentais estaduais (10 vagas), organizações de iniciativa privada (10 vagas), movimentos sociais (10 vagas), organizações não-governamentais (10 vagas).
Objetivo
Apresentar aos participantes os modelos de organização da pesquisa e escrita acadêmica. O primeiro módulo do curso trata dos diversos componentes do projeto de pesquisa, com destaque para a definição do problema, da hipótese, do levantamento bibliográfico e técnicas de escrita acadêmica. Os módulos seguintes exploram as principais técnicas utilizadas nas pesquisas acadêmicas, partindo da discussão teórica sobre os fundamentos metodológicos quantitativos e qualitativos para, em seguida, trabalhar junto aos participantes os usos das diferentes técnicas.
Resumo
Com o objetivo de auxiliar estudantes (ensino médio, graduação e/ou pós-graduação) no processo de pesquisa e escrita acadêmica, o Fórum Educação e Sociedade oferece três módulos com atividades de formação que envolvem o desenho do projeto de pesquisa e as possibilidades de coleta de dados considerando técnicas quantitativas e qualitativas. Os professores dos três grupos de pesquisa que participam do Fórum Educação e Sociedade (Desestrutura/UFF, LAP/UFF e LEPES/UFRJ) são os responsáveis pela organização de cada módulo, o que inclui aulas em formato híbrido, no horário noturno. A dinâmica das oficinas envolve uma parte teórica, na qual os docentes apresentarão os principais pontos e questões das temáticas relativas, e uma parte prática, que implica na operacionalização do debate apresentado, considerando o interesse de pesquisa de cada estudante.